Serviço Social

Proposta do curso

A formação do Assistente Social é de caráter generalista e investigativo, podendo instrumentalizar o profissional a identificar as demandas da questão social, enfrentando os desafios profissionais e sociais que se apresentam na sociedade atual, com uma visão multicultural, desenvolvendo habilidades de ações para trabalhar com pessoas, grupos sociais, comunidades, instituições, compreendendo suas motivações, necessidades, atitudes e comportamentos de forma integral.
O UNINTA forma assistentes sociais de cunho humanista e comprometidos com valores que dignificam e respeitam as pessoas em suas diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza, desenvolvendo competências e habilidades para trabalhar com indivíduos, grupos sociais, comunidades e instituições, compreendendo suas motivações, necessidades, atitudes e comportamentos de forma integral.
A profissão assistente social tem papel imprescindível na garantia dos direitos e deveres de todos, enquanto cidadãos. Sua prática se fundamenta na defesa dos direitos humanos e da justiça social, desenvolvendo ações que fortaleçam a cidadania das populações usuárias do serviço social, com vistas a possibilitar o acesso às políticas, programas e projetos sociais.

Áreas de atuação

O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria. O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar.
Entre as instituições estaduais e municipais com forte atuação dos assistentes sociais estão os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), além do sistema prisional, sistema judiciário, dentre outros.

Mercado de trabalho

O serviço social tem diversos espaços no mercado de trabalho e pode inserir profissionais em instituições públicas e privadas, empresas de vários segmentos, como hospitais, escolas, universidades, Organizações não Governamentais (ONG). Uma lei aprovada em 2019 exige a presença de assistentes sociais em todas as escolas dos mais de 5.500 municípios brasileiros, aumentando, portanto a demanda por este profissional.

Mais informações

Curso:

Serviço Social

Área:

Ciências Sociais Aplicadas

Pré-requisitos:

Ensino Médio Completo

Início previsto:

Imediato

Duração:

08 semestres

Certificado:

Bacharel com 3150 horas/aulas

Coordenação:

[email protected]

Quer saber mais?

Deixe seus dados e entraremos em contato para esclarecer suas dúvidas:

Vamos falar pelo WhatsApp?

Estamos aqui para te ajudar, preencha o formulário abaixo e falaremos em seguida!

Matriz Curricular

Clique sobre o semestre desejado para verificar o conteúdo